1

Docente da UTAD integra equipa do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física

Romeu Mendes, Docente do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD e Médico na Unidade de Saúde Pública de Vila Real, foi convidado a integrar a equipa de consultores do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção-Geral de Saúde.

Este Programa foi criado no âmbito da Plataforma para a Prevenção e Gestão das Doenças Crónicas e é um dos 11 Programas Prioritários do Plano Nacional de Saúde.

Um dos objetivos é promover o conhecimento por parte da população das recomendações e benefícios da atividade física, das oportunidades para ser mais ativo e menos sedentário, da aptidão física necessária, e eventuais riscos envolvidos na prática de exercício físico. A equipa de trabalho é coordenada pelo Prof. Pedro Teixeira da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Diretor do Programa.
Mais informação em : https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/programa-nacional-para-a-promocao-da-atividade-fisica/equipa-e-conselho-cientifico.aspx

Nota biográfica
Romeu Mendes é Médico Interno em Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública do ACES Douro I – Marão e Douro Norte e Docente Convidado do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É também investigador do ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e o representante em Portugal da European Lifestyle Medicine Organization. É ainda o Diretor-Geral do Diabetes em Movimento® – Programa Comunitário de Exercício para Pessoas com Diabetes Tipo 2.