Logo: Universidades Portugal

No âmbito do projeto UniversitiesPortugal.com, financiado pelo COMPETE 2020, as universidades membros do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas lançaram recentemente o website www.universitiesportugal.com, que se pretende “afirmar como a porta de entrada para todos os que considerem Portugal uma opção para o seu destino de estudos universitários”. A plataforma irá proporcionar aos utilizadores um conjunto de “informações sobre as universidades e os seus cursos, e sobre a vida em Portugal”.

Simultaneamente, as universidades portuguesas participarão, durante o primeiro semestre de 2017, em eventos internacionais de divulgação da sua oferta formativa junto dos estudantes de países como o Brasil (Salão do Estudante), China (China International Education Exhibition Tour) e Moçambique (Feira Internacional de Educação de Maputo).

Estas iniciativas, articuladas com o projeto do Governo “Study & Research in Portugal”, visam o “contínuo aumento do número de estudantes internacionais no ensino superior português”, no qual se encontravam inscritos, no letivo de 2015/2016, cerca de 38 mil estudantes de nacionalidade estrangeira.

Este número tem “crescido de forma sustentada e representa mais do dobro do número de estudantes internacionais inscritos no ensino superior português no início da década. Este rápido crescimento é o resultado do esforço nas várias dimensões da internacionalização como o Erasmus, Erasmus fora do espaço de Bolonha, CPLP em diversos regimes, estudantes de mobilidade de todos os continentes (para apreender português ou outras matérias) e concurso especial para estudantes internacionais”.

Conscientes do elevado grau de desenvolvimento e experiência que vários países concorrentes já atingiram, o projeto “UniversitiesPortugal.com” permitirá às universidades portuguesas aumentar a sua influência, afirmar a sua qualidade, ganhar experiência e importar as melhores práticas para a estratégia de promoção internacional do ensino superior português.

Pela sua complexidade e dimensão, este é um desafio que as universidades portuguesas assumirão em articulação com o Governo, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I. P e Turismo de Portugal.

Enquanto Coordenador da Comissão Especializada de Internacionalização do CRUP, o Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Assunção, acredita que “Portugal e as suas universidades têm argumentos fortes para atrair os estudantes internacionais: temos um país seguro, tolerante às diferenças, com um clima agradável, património invejável e gente simpática; e temos universidades que ocupam regularmente lugar nos rankings internacionais de referência, o que certifica a sua qualidade global”.

Entre as vantagens da internacionalização, Manuel António Assunção destaca ainda o facto de que “os estudantes internacionais que passam pelas universidades portuguesas, e que geralmente têm uma ótima experiência, criam um vínculo inquebrável com Portugal”. A partir daí, aponta o responsável, “tornar-se-ão nossos embaixadores pelo mundo, o que beneficiará não apenas as universidades, mas toda a economia portuguesa, a que se somam impactos culturais e sociais”.

Além disso, acrescenta Manuel António Assunção, “os estudantes internacionais induzem um ecossistema multicultural na universidade, o que permite a todos os estudantes (incluindo os nacionais) não só ter oportunidades para aperfeiçoar o seu conhecimento linguístico como, principalmente, perceber e adaptar-se melhor ao mundo globalizado em que vivemos”.

Para mais informações e comentários, por favor, contactar o Senhor Reitor da Universidade de Aveiro e Coordenador da Comissão Especializada de Internacionalização do CRUP, Prof. Doutor Manuel Assunção, através do contacto reitor@ua.pt .

Fonte: Universities Portugal