Foto: António Fontainhas Fernandes
[Imprimir]

O ato eleitoral decorreu entre os membros que constituem o Conselho Geral que decidiram reconduzir o anterior Reitor no cargo para o quadriénio 2017 – 2021.

António Fontainhas Fernandes, 55 anos, foi hoje reeleito reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) pelo Conselho Geral desta instituição, neste que será o seu segundo mandato no cargo.

A decisão foi anunciada esta tarde pelo Presidente do Conselho Geral, José da Silva Peneda.

No âmbito do processo eleitoral apresentaram programas de candidatura para o quadriénio 2017- 2021 dois candidatos, António José Silva, Prof. Catedrático em Ciências do Desporto e anterior vice-reitor para a Internacionalização, e António Fontainhas Fernandes, Prof. Catedrático em Bioquímica Ambiental, e anterior Reitor.

A apresentação oficial dos programas de candidatura decorreu esta manhã na aula magna da UTAD, numa sessão aberta ao público, tendo os dois candidatos, respondido às perguntas colocadas pelos membros do Conselho Geral.

O programa apresentado por Fontainhas Fernandes tem como lema “Um Compromisso para o Futuro”, e assenta na diversificação e crescimento no Ensino; focalização e reforço da Investigação; e valorização de Conhecimento com impacto no Território.

O ato de tomada de posse do novo reitor tem lugar no próximo dia 22 de abril na UTAD.

Nota Biográfica

António Augusto Fontainhas Fernandes é reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde julho de 2013, tendo assumido as seguintes funções de representação: Comissão Permanente do Conselho de Reitores, Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR-N, Comissão Executiva da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação (RIET) e Rede do Sudoeste Europeu (RESOE). Integra a Direção da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark), do Regia Douro Parque e da Comissão de Turismo Porto e Norte. Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, na área de engenharia agronómica, tendo sido presidente do Colégio de Engenharia Agronómica da Região Norte e membro do colégio Nacional. Membro da Comissão Consultiva da Sociedade Ponto Verde. É Professor Catedrático de Bioquímica Ambiental da UTAD, tendo sido presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente, Pró-Reitor da Avaliação e Qualidade de Ensino (2006-2010) e Pró-Reitor das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes (2010-2012).