1

Hora do Planeta no Campus da UTAD

Foto: Semana do Planeta Vivo

A UTAD associou-se ao movimento global “A Hora do Planeta”, promovido pela WWF, com um conjunto de atividades que decorreram no campus entre as 10 e as 22 horas do dia 25 de março. Este movimento convida indivíduos, empresas, governos e comunidades a desligarem as luzes durante uma horas, a partir das 20:30, para mostrarem o seu apoio à preservação ambiental do Planeta.

A organização esteve a cargo de uma parceria que envolveu o Grupo de Missão Artes e Cultura da UTAD, a Unidade de Arqueologia, a Unidade de Ambiente, o Herbário, a Associação Alter Ibi, a livraria Traga Mundos, a Cooperativa Rupestris, a Quercus, a Câmara Municipal e o CLDS de Vila Real e a AAUTAD.

O tempo frio e cinzento não impediu a realização da maioria das atividades previstas, tendo o programa incluido um mercado de livros, artesanato e outros produtos, limpeza do campus, ateliers, jogos, palestras, exibição de filmes, música, teatro e poesia.

A maioria das atividades, que deveriam ter lugar em diferentes locais do campus, acabaram por se concentrar no edifício de Geociências, no auditório do qual se falou do lixo no campus, da água que bebemos em Vila Real, da qualidade do ar, do movimento Refood de combate ao desperdício de alimentos, e da necessidade de um compromisso no sentido de reciclar o mais possível as garrafas, copos e palhetas de plástico que consumimos no campus e fora dele.

O dia terminou com canções pelo Coro de Câmara da UTAD, momento de teatro com estudantes de Teatro e Artes Performativas e leitura de textos e poemas alusivos aos Ambiente e defesa do Planeta, por Isabel Alves.