Foto: Chegada dos alunos a UTAD
[Imprimir]

Oriundos dos distritos de Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu e Lisboa, 800 alunos do ensino secundário acorreram à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no dia 29 de março, para participarem no Dia Aberto 2017, uma oportunidade para conhecerem a instituição por dentro, com o seu eco-campus, os cursos, os laboratórios, a ciência que se faz, as saídas profissionais, o contacto com os seus estudantes e muitos outros motivos de interesse.

Esta iniciativa, que cumpriu já a sua 16ª edição, foi planeada e coordenada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI), em colaboração com as escolas, departamentos, direções de cursos, núcleos de estudantes, Setor de Audiovisuais, Serviços de Ação Social e UTAD Solutions Consulting, numa visão prospetiva daquilo que mais pode interessar aos futuros estudantes do ensino superior. Levando em conta que, num futuro próximo, muitos destes jovens entrarão no ensino superior, a UTAD apresentou boas razões para que a coloquem como prioridade nas suas opções.

Ao todo, foram organizadas 51 atividades para este Dia Aberto, nas quais, atempadamente, as escolas secundárias se inscreveram conforme os desejos dos seus alunos. Participaram em exposições, filmes, visitas guiadas, experiências, workshops e demonstrações interativas, e puderam assim conhecer, desde os segredos do chocolate, da robótica, da enologia, arboreto, cinematografia, labirintos das células, fósseis e os seus milhões de anos de história, até aos bastidores de uma TV universitária ou aos segredos do jornalismo desde o acontecimento à notícia, entre muitas outras temáticas.

Professores, investigadores e estudantes da UTAD estiveram ao serviço dos visitantes, ao longo de todo o dia, acompanhando-os e desfazendo dúvidas sobre o funcionamento da Universidade e de tudo o que tem para oferecer, desde a oferta educativa e saídas profissionais, a todo o ambiente académico, cultural e social que a rodeia.