Foto: Jornadas FCCN

A FCCN, unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia responsável pela gestão e operação da RCTS – a rede académica nacional – realizou mais uma edição anual das Jornadas FCCN. Este ano o evento decorreu de 19 a 21 de abril, na UTAD, em Vila Real.

Na sua 8ª edição, as Jornadas FCCN são uma iniciativa anual que visa não só reunir e estreitar ligações com a comunidade de investigação e ensino nacionais, como também dar a conhecer os mais recentes avanços nas áreas desenvolvidas e potenciar a partilha de know how dentro da comunidade de utilizadores. Este é maior encontro de partilha de conhecimento e discussão sobre tecnologias e sistemas de suporte às atividades desta comunidade.

Os diversos serviços digitais que funcionam sobre a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) e as novidades sobre os serviços prestados por esta unidade foram as principais matérias de destaque durante as apresentações, sessões plenárias, reuniões de trabalho e workshops que decorreram ao longo de três dias, em Vila Real (jornadas.fccn.pt).

Em foco estão temas como segurança informática, arquivos digitais, repositórios científicos em acesso aberto, serviços de biblioteca online, cloud computing, conteúdos multimédia, eLearning, e outras poderosas ferramentas que a FCCN gere e coloca à disposição da comunidade que serve.

De recordar que a missão central da unidade FCCN consiste em disponibilizar meios avançados de comunicações para as comunidades de investigação e de ensino nacionais, gerindo as chamadas e-infraestruturas científicas portuguesas e contribuindo para a dinamização das tecnologias e serviços da Internet em Portugal.

As Jornadas FCCN 2017 contaram a presença de 26 patrocinadores e parcerias, entre os quais, várias empresas de relevo na indústria das tecnologias de informação, e também com o apoio da UTAD como coorganizadora.

Sobre a FCT|FCCN:  A unidade FCCN, integrada na FCT (D.L. 55 de 2013), gere, desde o início da década de 90, a rede de investigação e ensino nacional, a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta rede de alto débito liga hoje à Internet as instituições de Ensino Superior Público, Laboratórios do Estado, Instituições de I&D. A infraestrutura da FCCN é baseada em fibra ótica própria que começou a ser instalada em 2004 e já liga cerca de 80% das Universidades e Politécnicos nacionais. A RCTS está integrada na rede GÉANT desde 2002, usufruindo hoje de várias ligações a esta rede, onde correm os protocolos IPv4 e IPv6. A RCTS disponibiliza também aos seus utilizadores, desde 2003, em simultâneo com o protocolo IPv4 o serviço de rede IPv6.

+ informações: Website Jornadas: jornadas.fccn.pt | Website FCCN: fccn.pt | email: c.imagem@fccn.pt