Foto: utad tv
[Imprimir]

Por ocasião do 10º aniversário, deixamos aqui um relato da sua breve história e uma mensagem da atual Diretora de Informação .

UTAD TV, breve história

A UTAD TV nasceu em 19 de abril de 2007, data da sua primeira emissão. Tratou-se de um projeto pioneiro a nível universitário, no qual tinham participação ativa alunos dos cursos de Ciências da Comunicação e de Comunicação e Multimedia tecnicamente apoiados pelo setor de Audiovisuais da UTAD. De início apresentava-se com a designação de “AAUTAD TV” e assumia-se como um novo conceito de imagem da Associação Académica, em cujo site eram transmitidas as emissões. Coincidindo com o início da Semana Académica desse ano, a primeira emissão dedicou especial destaque aos diversos motivos de interesse desse evento.

Em 24 de Outubro de 2007, o projeto passou a adquirir a sua atual designação, assumindo caracter institucional na divulgação interna e externa da atividade universitária, ao mesmo tempo que viu reforçado o seu papel como laboratório de experiências de ensino para os cursos envolvidos. Na primeira emissão deste novo formato, foram temas principais as diversas atividades da receção ao Caloiro e a integração dos novos alunos ERASMUS na Instituição e na comunidade vila-realense. Como convidados em estúdio estiveram o Magnífico Reitor, o Presidente da Associação Académica, o Presidente da Delegação ERASMUS na UTAD e um dos alunos de primeira matrícula. Entretanto, foi nomeado um Conselho Editorial no qual têm assento representantes de todas as escolas da Universidade que acompanham ativa e colaborativamente o trabalho da UTAD TV. As reuniões do Conselho Editorial são assessoradas pelo Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) da UTAD a quem cabe colaborar na pesquisa e indicação de sugestões temáticas que assegurem a vertente institucional do projeto.

A dinâmica interna e externa da UTAD TV ao longo destes primeiros 10 anos levou à criação de um manual de jornalismo televisivo ajustado às características de uma televisão universitária e que é, ainda hoje, um valioso “livro de estilo” para quem deseja abraçar estes desafios. Daqui saíram entretanto profissionais que temos visto a trabalhar na RTP, TVI, SIC, CMTV, Porto Canal e em outros canais televisivos.

Desde 2014, a Universidade passou a reforçar a sua estratégia de aproximação às Escolas Secundárias, com emissões regulares da UTAD TV em direto a partir de diversos estabelecimentos de ensino do norte e centro do país. Foram já realizadas emissões em escolas secundárias do Peso da Régua, Vila Real, Baião, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Guimarães, Lixa, Fafe, Lamego, Amarante, Chaves e Oliveira de Azeméis, encontrando-se agendadas emissões em Caldas de Vizela e Macedo de Cavaleiros.

Pretende-se com estas parcerias com as escolas promover a divulgação da UTAD e da UTAD TV junto do público escolar do Ensino Secundário e também aumentar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelas instituições anfitriãs. Ao mesmo tempo, procura-se uma maior sensibilização dos estudantes para a utilização de novas tecnologias e dotá-los das noções básicas de jornalismo televisivo (redação de notícias para televisão e para a tecnologia envolvida na transmissão de sinal).

Somos UTAD TV há 10 anos 

Por Inês Aroso, Diretora Informação UTAD TV

Há uma citação de um autor que desconheço que diz o seguinte: “Aeroportos já viram mais beijos sinceros do que casamentos. Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas”. Lembrei-me dela quando tive que escrever alguma coisa sobre os dez anos da UTAD TV.

Aqui, neste estúdio, nesta redação e nesta régie também já se viu mais aprendizagem do que em muitas salas de aula, mais profissionalismo do que em muitas empresas, mais camaradagem e espírito de equipa do que em muitos grupos de amigos, mais alegria e boa disposição do que em muitos espaços de diversão.

O que se ganha ao trabalhar na UTAD TV não é passível de ser medido. Aprende-se televisão e jornalismo (claro!), mas mais do que qualquer outra coisa, aprende-se a ser melhor pessoa. A universidade é mais do que um local de aquisição de conhecimentos, é também um local de fortalecimento e definição das competências pessoais. E, neste ponto, há poucos sítios que o façam tão bem como a UTAD TV.

Uma coisa é certa: quer os professores envolvidos no projeto, quer os alunos, quer os técnicos são movidos por uma grande paixão e dedicação. O resultado desta entrega está à vista: quem participa na UTAD TV está para sempre ligado a esta equipa que muitos consideram uma segunda família. São laços que não se quebram, nem quando os alunos seguem a sua vida académica ou profissional para outras paragens. Pela minha parte, como professora ligada ao projeto há dois anos, sei igualmente que, mesmo quando não estiver aqui, serei sempre UTAD TV.

Foto: UTADTV