Foto: Entrada Principal UTAD

No próximo dia 5 de maio, pelas 15 horas, António Fontainhas Fernandes toma posse como Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O ato será realizado numa sessão solene, na Aula Magna da instituição, e será o Presidente do Conselho Geral, José da Silva Peneda, a dar posse ao Reitor para o quadriénio 2017/2021.

Na mesma ocasião, o Reitor dará posse à sua equipa de Vice-Reitores e Pró Reitores, bem como aos Presidentes das cinco Escolas da Universidade.

O Conselho Geral da UTAD, órgão que representa o corpo docente, os estudantes e demais trabalhadores da Universidade, reelegeu António Fontainhas Fernandes, para o seu segundo mandato no cargo, no passado dia 31 de março.

Nota Biográfica António Augusto Fontainhas Fernandes

Tem 55 anos, é reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde julho de 2013, tendo assumido algumas funções de representação neste cargo, designadamente na Comissão Permanente do Conselho de Reitores, Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR-N, Comissão Executiva da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação e vice presidente da Rede do Sudoeste Europeu (RESOE). Recentemente, passou a coordenar o consórcio das Universidades da região Norte, consórcio UNorte.pt. Integra ainda a Direção da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark) e do Regia Douro Parque, bem como da Comissão de Turismo Porto e Norte. No seu percurso profissional e académico desempenhou diversos cargos na Ordem dos Engenheiros na área de engenharia agronómica, a Comissão Consultiva da Sociedade Ponto Verde e foi presidente da Sociedade Ibero-americana de Contaminação e Toxicologia Ambiental. É Professor Catedrático de Bioquímica Ambiental da UTAD, antes de ter assumido as funções de reitor na UTAD foi presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente, Pró-Reitor da Avaliação e Qualidade de Ensino (2006-2010) e Pró-Reitor das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes (2010-2012).

Para mais informações contactar:

Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação | UTAD

259 350 160 | 932 148 809 | rorebelo@utad.pt