Foto: Grupo

A Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) esteve em Vila Real a fazer a visita técnica de preparação do primeiro evento Universitário Internacional em Vila Real, e o primeiro Campeonato Mundial de Corfebol Universitário, que se irá realizar em Agosto de 2018, numa organização liderada pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

A comitiva, integrada por Pauline Hamonic, representante da FISU, e Gert Dijhstra, delegado técnico da modalidade na FISU e, também, representante da IKF (International Korfball Federation), visitaram a nave dos Desportos, na UTAD, e o Pavilhão Municipal dos Desportos de Vila Real, onde está prevista a realização dos jogos, sendo que os técnicos ficaram “positivamente surpreendidos” com as condições dos equipamentos.

“A visita tinha por objetivo verificar a elegibilidade dos equipamentos desportivos e também das acomodações que estão alocadas ao mundial, e os resultados foram efetivamente positivos”, referiu António Vasconcelos. O presidente da AAUTAD verificou que as “expetativas dos delegados eram baixas, visto que é a primeira vez que a AAUTAD realiza um evento internacional desportivo desta dimensão, e efetivamente ficaram muito bem impressionados, porque as condições ultrapassaram em muito o que eles esperavam”.

A comitiva também foi levada a conhecer os locais mais emblemáticos da cidade de Vila Real, os museus e gastronomia transmontana.

A AAUTAD candidatou-se pela primeira vez a uma organização desta natureza e dimensão, no ano transato, tendo conseguido a aprovação por parte da FISU- International University Sports Federation, entidade responsável pela organização dos campeonatos mundiais universitários.

A organização do Campeonato será assegurada por uma comissão executiva, sendo esperada a presença 500 participantes, entre atletas, equipas técnicas, árbitros e restantes membros da organização, que irão ficar instalados, na sua maioria, nas Residências Universitárias da UTAD.

O corfebol é um desporto coletivo jogado por equipas que albergam elementos femininos e masculinos, que é habitualmente descrito como uma mistura entre andebol e basquetebol.

Fonte: AAUTAD