1

UTAD acolheu Fórum Parlamentar Luso-Espanhol

Foto: Ferro Rodrigues

A UTAD foi o local escolhido para a realização do Fórum Parlamentar Luso-Espanhol 2017. O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, presidiu a Delegação da Assembleia da República neste Fórum que se realizou nos dias 21 e 22 de maio, em Vila Real.

A edição de 2017 teve como temas principais Portugal e Espanha na Europa – Desafios Comuns e Cooperação Transfronteiriça: Ambiente, Energia e Infraestruturas. A sessão de abertura contou com intervenções do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, da Presidente do Congresso dos Deputados de Espanha, Ana Pastor, do Embaixador Francisco Seixas da Costa e do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Fernando Freire de Sousa.

Seguiram-se duas sessões de trabalho entre os deputados portugueses e espanhóis, intituladas “Portugal e Espanha na Europa – Desafios Comuns” e “Cooperação Transfronteiriça (Ambiente, Energia e Infraestruturas)” cujas conclusões foram apresentadas no final deste fórum e que podem ser consultadas aqui

O Reitor da UTAD congratulou-se com a escolha da Universidade e da cidade de Vila Real para a realização deste Fórum, e Eduardo Ferro Rodrigues sublinhou o “crescimento e desenvolvimento da cidade”, assim como o  papel e o “apoio da Universidade não só na realização deste fórum”, mas também porque “tem ajudado na fixação de jovens nesta Região”.

Houve ainda lugar à tradicional foto de família.

O Fórum Parlamentar Luso-Espanhol é um encontro que se realiza desde 2008 e tem como objetivo “contribuir, de forma útil, para o conteúdo substantivo das Cimeiras Governamentais, procedendo simultaneamente ao balanço e à avaliação anual das relações bilaterais entre Portugal e Espanha.”