Foto: Jaime Sampaio na UVIC
[Imprimir]

O investigador da UTAD e Diretor do CIDESD, Jaime Sampaio, especialista na análise de desempenho desportivo, esteve na Universidade de Vic – Catalunha   para dar uma palestra intitulada “Interactive landscapes in training and performance analysis in team sports”. Assistiram a esta palestra cerca de setenta alunos de várias disciplinas do grau CAFE, professores e antigos estudantes.

Nesta palestra Jaime Sampaio explicou como os dados de posição obtidos por GPS “permitem uma melhor compreensão do rendimento desportivo a partir da exploração do comportamento técnico e tático das equipas de futebol e basquetebol profissional”.

Nesta visita a convite do diretor do CEEAF, Javier Peña,  Jaime Sampaio reuniu ainda com o decano da Faculdade de Educação, Tradução e Ciências Humanas, Eduard Ramírez, e com o coordenador do CAFE, Eduard Comerma. Houve ainda oportunidade para uma conversa para troca de experiências com investigadores do grupo de pesquisa SPARG a fim de explorar iniciativas de investigação conjuntas.

Jaime Sampaio é também diretor do CreativeLab. Frequentemente dá palestras em todo o mundo sobre a análise de desempenho no desporto, e é editor das revistas  PlosOne e do Jornal of Sports Sciences.