Foto: Luis Jorge Lima Ferraz

No passado dia 6 de Abril, durante a conferência internacional SYMCOMP2017, dedicada à computação numérica simbólica e suas aplicações, o trabalho  apresentado pelo aluno Luis Lima Ferrás, intitulado “How Non-Integer Order Derivatives Can be Useful to Rheology” foi distinguido com o prémio Young Researcher Award. Luis Ferraz é doutorando em matemática na UTAD, e o trabalho foi realizado em colaboração com a Universidade de Chester e com orientação pelos Professores Maria Luísa Morgado (UTAD) e Neville Ford (Universidade de Chester),

Este prémio foi atribuído pela WOLFRAM RESEARCH e o tema abordado é a aplicação do cálculo fracionário na descrição do comportamento de fluidos viscoelásticos complexos, como por exemplo o sangue. Foram desenvolvidos novos métodos numéricos para a solução das equações integro-diferenciais que governam o escoamento destes fluidos, tendo-se mostrado ainda a capacidade de estes modelos fracionários ajustarem bem dados experimentais.

O trabalho foi ainda elaborado em conjunto com a Professora Magda Rebelo (Universidade NOVA), Professor João Miguel Nóbrega (Universidade do Minho) e Professor Gareth Mckinley (Massachusetts Institute of Technology).

Mais informação [VER]