Foto: Dieta Vegan SASUTAD

Os serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (SASUTAD) tem à disposição dos utilizadores dos seus refeitórios um menu verdadeiramente vegan. A iniciativa surge no âmbito da Lei nº 11/2017 de 17 de abril, que exige uma opção vegetariana nas ementas das refeições servidas nos refeitórios públicos, com efeitos desde o passado dia 1 de junho.

Desde 2010 que os SASUTAD ofereciam um menu vegetariano nas suas cantinas, contudo, tratava-se de uma opção “ovolactovegetariana”, que inclui lacticínios, ovos e outros produtos de base animal. Para aplicação da lei, a Universidade procurou adequar o seu menu aos requisitos da nova legislação que proíbe o uso de qualquer produto de base animal nos pratos vegetarianos. Este está disponível desde 1 de junho nos Refeitórios de Codessais e Quinta de Prados, e inclui novas opções totalmente vegan, como “cogumelos recheados com vegetais”, “queijos veganos” e “soja à bolonhesa”.

Elsa Justino, administradora dos Serviços de Ação Social da UTAD (SASUTAD) revela que a instituição, para o seu primeiro menu vegetariano, tirou bastante inspiração a partir da dieta mediterrânica. Contudo, apesar das novas opções já estarem disponíveis nas cantinas, a transição para um menu que deixe de usar produtos e ingredientes de base animal revelou-se “um desafio para os SASUTAD”, sublinhou.

A administradora acredita ainda que o facto de a UTAD ter vários projetos dedicados à área agroalimentar, “poderá ser uma oportunidade de aplicação nas opções a incluir no novo menu vegetariano”.

Para mais informação contatar:

Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação | UTAD

259 350 160 | 932 148 809 | rorebelo@utad.pt