Foto: Romeu Mendes UTAD

Romeu Mendes, d​ocente do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD foi nomeado pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde como Coordenador da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física (Despacho n.º 4743/2017).

A Coordenação da Comissão é da responsabilidade da área da Saúde em articulação com a área do Desporto, e tem como objetivo elaborar, operacionalizar e monitorizar um Plano de Ação Nacional para a Atividade Física.

A prevalência da inatividade física em Portugal é muito elevada e tem uma distribuição desigual pelos grupos socioeconómicos e educacionais, refletindo desigualdades nas oportunidades e motivações para ser fisicamente ativo. Os custos individuais, sociais e económicos do sedentarismo são consideráveis e a promoção da atividade física é hoje uma preocupação central das políticas desportivas e educativas bem como de saúde pública.

Nota Biográfica

Romeu Mendes é Médico Interno em Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública do ACES Douro I – Marão e Douro Norte e Docente Convidado do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É também Investigador do ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e o representante em Portugal da European Lifestyle Medicine Organization. É ainda o Diretor-Geral do Diabetes em Movimento® – Programa Comunitário de Exercício para Pessoas com Diabetes Tipo 2.