Foto: Floriano Flora em Nyanmar

Fabiano José Costa Flora, natural de Penedono, Viseu começou desde muito jovem a “mostrar talento para a bola”. Atualmente o seu percurso levou-o até Myanmar, onde é treinador de futebol do Southern United, tendo-se tornado num dos “treinadores mais jovens nos campeonatos asiáticos”.

Em declarações ao Mais Futebol, Fabiano revela-se orgulhoso do seu percurso profissional, salientando que “ser um dos mais jovens treinadores a trabalhar numa primeira divisão em toda a Ásia já é motivo de grande satisfação e realização pessoal.”

Fabiano começou o seu percurso no futebol como júnior federado do Clube Académico de Futebol em Viseu, tendo mais tarde passado para sénior do Lusitano FC. Durante a sua passagem pela UTAD, além de ter sido aluno, foi também colaborador na carreira académica.

Entretanto, no âmbito do programa Erasmus realizou um estágio técnico pedagógico no clube de futebol italiano Lazio, através da Universidade de Desporto de Roma e da UTAD. No final do estágio o responsável do Sector Juvenil convidou-o a ficar e foi em Itália que o jovem treinador criou raízes. Após um período de três meses no clube onde estagiou, deu também aulas na Universidade de Desporto de Roma, e seguiu para Turim, para a Juventus onde foi treinador das camadas jovens.

Em 2014 foi convidado a regressar a Portugal com o propósito de salvar o Olhanense da descida de divisão. Lá, além de ter desempenhado as funções de adjunto e de preparador físico, Fabiano servia de tradutor para Giuseppe Galderisi. Ao Olhanense seguiu-se a Académica, onde foi durante um ano coordenador do departamento de prospeção.

Um ano depois mudou-se para a República da União de Myanmar. Primeiro começou por ser adjunto de Stefan Hansson.

Com apenas 32 anos, Fabiano Flora, é atualmente treinador do Southern United e o dos mais jovens treinadores da Ásia.

Artigo completo [VER]