Foto: Gira Volei

Este projeto foi iniciado há sete anos na UTAD através de Vicente João, docente, treinador e investigador da UTAD do Departamento de Ciências de Desporto, com Carla Amaral, praticante de voleibol e também docente e investigadora da UTAD.
“O Gira-Volei é um jogo de iniciação à modalidade destinada aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos, onde através do jogo simplificado (2×2) e utilização do passe faz do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo arrastando consigo milhares de jovens”.
Inicialmente os treinos de Gira-volei funcionavam na UTAD, onde pais e filhos treinavam no mesmo local, com o objetivo de proporcionar atividade desportivas dentro da mesma família, no mesmo horário.
Posteriormente, a atividade começou a desenrolar-se na Escola Básica nº 2 de São Vicente de Paula – Agrupamento de Escolas Diogo Cão. O ano passado os trabalhos foram desenvolvidos em vários momentos na escola ao longo do ano.
Este ano letivo as aulas/ treinos começaram em Setembro, num trabalho desenvolvido pelo docente de voleibol da UTAD e pelos alunos do 3º ano do do curso de Ciências de Desporto – ramo de Jogos Desportivos Coletivos – Voleibol.
“Começamos com 40 crianças e passadas duas semanas já tínhamos cerca de 100 crianças envolvidas. Com dois treinos semanais, finalizamos esta semana a nossa atividade, incluindo o planeamento para o próximo ano letivo 2017/2018”, salienta Vicente João.
Após terem conseguido ser Campeões Regionais no escalão de 8-10 anos, sendo estes os representantes de Vila Real no Campeonato Nacional de Gira-Volei em Castelo de Vide, com cerca de 800 crianças envolvidas, a dupla da Escola Básica nº2 de Vila Real – São Vicente de Paula (Eduardo Yacobenco e Bernardo Silva) do 4º ano, ficaram classificados nas 10 melhores equipas nacionais em 40 equipas participantes, “o que nos deu uma enorme alegria, após o trabalho desenvolvido”, reitera o docente e também treinador.
Além das 100 crianças já envolvidas, prevê-se que o número de interessados em abraçar o projeto aumente e, próximo ano, esta será uma atividade de Extensão à Comunidade, “gratuita e com passos para continuar o trabalho”, conclui.