Foto: UTAD Júnior

Em ambiente de festa, centenas de crianças e jovens, entre os 9 e os 16 anos, aderiram à “UTAD Júnior”, uma iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se traduziu numa semana de férias inesquecíveis com muitas atividades e muita adrenalina.

Na sessão de abertura, que teve lugar no dia 26 de junho, na aula magna da Universidade, com a presença da organização e dos representantes das cinco Escolas, a Pró-Reitora Paula Seixas de Oliveira, em nome do Reitor, deu as boas vindas aos participantes e demonstrou o entusiasmo da instituição no acolhimento aos mais novos: “Venham sempre! A UTAD é vossa!”.

A UTAD Júnior decorreu sob a égide do Ano Internacional do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO e adotou o lema “DesEnvolve-te” com o objetivo de articular Desenvolvimento com Envolvimento, isto é, desafiar os mais novos a desenvolver competências a nível científico, tecnológico e cultural e, desse modo, estimular o seu envolvimento na sociedade, de forma a promover uma educação que oriente na escolha de atitudes sustentáveis para o ambiente e saúde, pessoal e coletiva. Incluiu, por isso, um vasto leque de atividades pedagógicas, lúdicas e culturais, em ambiente divertido, possibilitando um saudável convívio entre crianças e jovens oriundas de diferentes regiões. Os que vieram de mais longe ficaram alojados nas residências dos Serviços de Ação Social da UTAD.

Com um programa preparado de acordo com as diversas faixas etárias, os participantes puderam conhecer o ritmo e o espírito da vida académica, os laboratórios, as salas de aulas, os centros de investigação e os espaços desportivos, o que poderá começar a ajudá-los no seu processo de escolha vocacional no ensino superior. Ao todo, tiveram à sua espera cerca de meia centena de atividades que escolheram de acordo os seus desejos: desde os segredos de plantas que crescem em garrafinhas, à descoberta da idade das árvores, passando pelo mundo fantástico e perigoso dos parasitas, as montagens cinematográficas, a inteligência dos robôs, os saberes práticos do socorrismo, jogos de tabuleiro, ser jornalista por um dia, entre muitas outras.