Foto: Matriculas UTAD 2017
[Imprimir]
Conhecidos neste fim-de-semana os resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, confirma-se que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) obteve, na 1ª fase, o maior número de colocados de sempre ao alcançar uma taxa de ocupação de 89%. Os 1.219 alunos colocados representam assim, face ao ano anterior, um aumento de 5% em termos globais e de 2% no sistema universitário.
Dos 34 cursos que a UTAD oferece, 21 obtiveram uma taxa de 100% ao preencherem todas as vagas disponíveis. As restantes vagas ficam disponíveis para a 2ª fase do concurso, que decorre de 11 a 22 de setembro. Haverá ainda a 3ª fase, que acontecerá entre os dias 5 a 9 de outubro.
Entretanto, centenas de alunos começaram a acorrer às matrículas desta 1ª fase, tendo a Universidade disponibilizado para tal um amplo espaço no átrio da Biblioteca Central, onde os novos estudantes encontram também balcões de informação sobre bolsas de estudo e alojamento em residências universitárias, esclarecimentos e informações dadas pela Associação Académica, diferentes Núcleos de Estudantes e outras Associações presentes, um balcão de uma instituição bancária e ainda a sugestão para o almoço no restaurante Panorâmico no campus da UTAD.
Terminada a semana das matrículas, a UTAD vai iniciar uma Semana de Integração para os novos alunos, que decorrerá de 18 a 21 de setembro. O programa inclui atividades em cada uma das escolas, dinamizadas pelos presidentes das mesmas e diretores de cursos, o que possibilitará aos alunos esclarecer todas as dúvidas sobre a nova aventura que abraçam nesta Universidade. Haverá também um “peddy paper” designado “Viver a UTAD, Viver a Cidade” visando uma boa integração dos jovens no meio social e académico local, e ainda uma ação com os Alumni, que contemplará conversas a apresentação de experiências de antigos alunos nas diversas áreas de estudos da Universidade.