Foto: Inauguração Serviços Comuns

Com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, foi inaugurado na UTAD, no dia 18 de setembro, o Centro de Serviços Comuns, onde passaram a ser integrados os Serviços Académicos, os Serviços de Recursos Humanos, os Serviços Financeiros e Patrimoniais e os Serviços de Informática e Comunicações.

Este centro, que resultou da reconstrução de um edifício localizado no centro histórico do campus, passou a integrar num só espaço os vários serviços da Universidade, permitindo aos utilizadores tratarem dos diversos assuntos num espaço comum. Por outro lado, apresenta a vantagem de todos os serviços passarem a trabalhar de forma integrada num mesmo local.

Aos Serviços Académicos compete a gestão administrativa e académica dos processos que afetam o percurso escolar dos alunos desde a sua matrícula e inscrição até à finalização de estudos de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, bem assim como a gestão/instrução dos processos que lhe são cometidos e a prestação de informação/orientação e assessoria às questões relacionadas com a atividade académica. Aos Recursos Humanos cabe a gestão de pessoal e do registo, encaminhamento e arquivo dos documentos, bem como processamento de vencimentos, abonos e descontos. Os Serviços Financeiros e Patrimoniais têm como missão superintender na elaboração e execução do orçamento, da contabilidade, no controlo da legalidade, regularidade e economia da administração financeira e patrimonial da UTAD. Por fim, os Serviços de Informática e Comunicações asseguram o acesso à Internet, bem como a atividade de apoio técnico direto aos utilizadores internos, a gestão da plataforma de e-learning Moodle, a gestão do serviço de correio eletrónico, assim como a gestão do SIDE – sistema de apoio às atividades de ensino e aprendizagem, utilizado por alunos e professores.