Foto: Novos estudantes

A boa integração dos novos estudantes da UTAD, quer no ambiente académico quer no ambiente citadino, tem sido uma das grandes preocupações de quem dirige a instituição, mas também de quem dirige os destinos do município. No presente ano, com a Universidade a registar o recorde de admissão de novos alunos, mais uma vez a receção foi calorosa, com a realização da Semana de Integração preenchida, de 18 a 21 de setembro, com um programa de atividades que muito agradou a todos quantos nelas participaram.
No primeiro dia, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, teve lugar a inauguração do Centro de Serviços Comuns da Universidade, que passou a concentrar os Serviços Académicos, os Recursos Humanos, os Serviços Financeiros e Patrimoniais e os Serviços de Informática e Comunicação, seguindo-se a inauguração do Laboratório de Realidade Virtual –Massive, situado no edifício das Engenharias I.
Ao fim da tarde, o grande auditório do Teatro de Vila Real foi pequeno para acolher uma cerimónia de receção com um memorável espetáculo de stand-up comedy pelo conhecido humorista Nilton Rodrigues, numa organização conjunta da Reitoria, Camara Municipal de Vila Real e Associação Académica. Marcaram presença para além das centenas de estudantes, o Reitor, o Presidente da Autarquia e o Presidente da AAUTAD. A grande adesão dos estudantes e a grande empatia com o humorista, levaram-no a tecer palavras elogiosas e de muita afeição para com a cidade e o seu ambiente académico.
Com início também no dia 18 e ao longo da semana, decorreram igualmente atividades de boas vindas e de acolhimento aos novos estudantes Erasmus, promovidas pelo Gabinete de Relações Internacionais (GRIM), uma iniciativa que procurou que os estudantes estrangeiros conheçam o ambiente social e cultural da UTAD e da cidade e todas as estruturas de apoio com que podem contar nesta sua estadia.
A Semana da Integração foi ainda preenchida com atividades em cada uma das escolas (“Vive a tua Escola, o teu Futuro começa Aqui”), dinamizadas pelos presidentes das mesmas e diretores de cursos, possibilitando aos alunos esclarecer todas as dúvidas sobre a nova aventura que abraçam nesta Universidade. Houve também no dia 20, uma prova pedestre de orientação como atividade lúdica para conhecimento da UTAD e um peddy-paper “Viver a UTAD”, e no dia 21 decorreram diversos encontros de diálogo com os Alumni para conhecimento de experiências sobre empregabilidade da oferta educativa.