1

UTAD integra consórcio Internacional para o desenvolvimento de gás natural para a mobilidade

Logo: UTAD
O projeto europeu ECO-GATE é liderado pela empresa espanhola “gasNatural fenosa” que obteve financiamento da UE para desenvolver o mercado de gás natural para a mobilidade. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é um dos parceiros tecnológicos.
A Comissão Europeia aprovou um financiamento de 10 milhões de euros para o desenvolvimento do projeto europeu ECO-GATE, um plano de ação global para o desenvolvimento da mobilidade CNG e GNL na Europa. O projeto envolverá a construção de mais de 20 postos de abastecimento de gás natural veicular nos corredores Atlântico e Mediterrâneo da rede de estradas de Espanha, França, Alemanha e Portugal, onde será desenvolvido o projeto. O financiamento será aplicado nos quatro países.
O projeto europeu ECO-GATE é um dos mais ambiciosos no mercado do gás natural veicular convencional e renovável, com implantação de infraestruturas ao longo do Corredor Atlântico e do Corredor do Mediterrâneo através de novas tecnologias e soluções inovadoras, o que vai permitir a implantação rápida e maciça deste combustível alternativo, graças a uma redução significativa no custo unitário e uma maior compreensão e conhecimento das necessidades do cliente.
Amadeu Borges, investigador da UTAD, refere que “o gás natural veicular desempenha um papel fundamental para alcançar a mobilidade sustentável, melhorando a qualidade do ar e cumprimento dos compromissos ambientais que, como país, enfrentamos. Reduzindo os poluentes de referência para a qualidade do ar e que afetam a saúde a “quase zero”: elimina aproximadamente 100% as emissões de NO2 e 96% das partículas voláteis PM, fatores-chave para a saúde das pessoas”.
Além disso, o gás natural é um “combustível alternativo tecnologicamente maduro, cujo uso é generalizado, há décadas, em vários países, especialmente na América Latina e em muitos países europeus, como Itália (um milhão de veículos) e Alemanha (meio milhão de veículos) ”.
O financiamento agora irá contribuir para o cumprimento da Diretiva Europeia 94/2014 e também para o desenvolvimento do mercado do gás natural para a mobilidade, como combustível alternativo.
O Grupo Dourogás, um dos principais players do setor energético a nível nacional, no domínio do gás natural e da eletricidade, é o principal investidor deste Consórcio, propondo-se a levar por diante a criação de 5 novas infraestruturas de gás natural veicular (4 em Portugal e 1 em Espanha), visando o cumprimento da Diretiva Europeia dos Combustíveis Alternativos, ao abrigo da qual, os Estados Membros deverão assegurar a existência de uma rede de abastecimento de gás natural comprimido (GNC) e de Gás Natural Líquido (GNL) que viabilize a utilização do gás natural enquanto combustível mais limpo, mais económico e mais sustentável no médio e longo prazo, concorrendo de forma substancial para o incremento da competitividade das empresas, para a redução dos encargos das famílias com combustível e para a melhoria da qualidade do ar, por via da redução de emissões de passivos ambientais.
Sobre o Consórcio ECO-GATE
A UTAD é dos parceiros portugueses fornecedores de tecnologia e serviços, a par da Cetil Dispensing Tecnology, a Soltel IT Solutions, a Fundacion CIDAUT, a EVARM Innovacion, a Fundación IMDEA Energia, a Audigna, a GHENOVA Ingenieria e a Madisa, integrados num consórcio que integra 29 empresas sendo 24 de Espanha, 3 de Portugal, 1 de França e 1 da Alemanha.
Os operadores de gás natural envolvidos são: a Gas Madrid Natural, a Enagas Transporte, a Dourogás Natural, a Endesa Energia, a Agas Siglo XXI, a Galp Energia, a EDP, a Repsol, a Gás Natural Europe, aInversora Melofe e a Molgas Energia. Os utilizadores finais serão a Correos, a San José López e a EMT Palma.
A Gasnam, a Autoridad Portuaria de Gijón, a Autoridad Portuária de Huelva, a Universidade de Santiago de Compostela e a Soulman Insightful Thinking, serão os especialistas de mercado e promoção deste consórcio.
Para mais informação contatar:
Rosa Rebelo | Assessoria de Comunicação | UTAD
Telm: 932 148 809 | rorebelo@utad.pt