Foto: Reitor

António Fontainhas Fernandes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), em reunião plenária deste Conselho realizada a 10 de outubro e exercerá funções no triénio 2017-2020.

O novo presidente do CRUP definiu como prioridades do mandato que agora inicia “o reforço da atividade institucional e política do CRUP na defesa dos interesses das universidades, a defesa de um papel determinante na elaboração das políticas públicas para o Ensino Superior e a Ciência, bem como o desenvolvimento de uma estratégia coesa e sustentável para a correção do subfinanciamento crónico das universidades”.

Constituem ainda preocupações de Fontainhas Fernandes para este órgão a consolidação das iniciativas de internacionalização do sistema universitário e o fortalecimento da presença das universidades em organismos internacionais. De igual modo, a definição de um “papel ativo, coeso e determinado na preparação do próximo quadro comunitário que favoreça a centralidade das universidades no desenvolvimento das regiões e do país devem ainda constituir focos de atenção nas atividades futuras do CRUP”.

O novo presidente do CRUP é Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde julho de 2013, assumindo as seguintes funções de representação: Comissão Permanente do Conselho de Reitores (2014-2017), Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR-N, Vice-presidente da direção da Rede do Sudoeste Europeu (RESOE) e coordena o consórcio das Universidades do Norte de Portugal UNorte.pt. Integra a Direção da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark), do Regia Douro Parque e da Comissão de Turismo Porto e Norte. Desempenhou funções na Ordem dos Engenheiros, enquanto membro do Conselho de Admissão e Qualificação dos Colégios de Engenharia Agronómica da Região Norte e do Colégio Nacional, bem como na Comissão Consultiva da Sociedade Ponto Verde. É Professor Catedrático de Bioquímica Ambiental da UTAD, foi presidente da Associação Ibero-americana de Toxicologia e de Contaminação Ambiental e presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente e Pró-reitor da UTAD entre 2006 e 2012.