Logo: UTAD

No âmbito do centenário da 1ª Guerra Mundial, vai ter lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no dia 19 de outubro, uma conferência intitulada “Portugal na 1ª Grande Guerra: algumas lições para o presente”, que terá como orador o Coronel António Leitão, do Ministério da Defesa Nacional.

A conferência, que decorrerá no auditório da Biblioteca Central, pelas 14h30, assinala a segunda iniciativa de um ciclo de eventos dedicados aos 100 anos da 1.ª Guerra Mundial que tem organização conjunta da área disciplinar de Ciências da Cultura do DLAC (Departamento de Letras, Artes e Comunicação), da Câmara Municipal e do Teatro de Vila Real, com a colaboração do Exército Português.

Este ciclo de eventos teve início com uma exposição temporária sobre a 1.ª Guerra Mundial na sala de exposições Teatro de Vila Real (de 15 de setembro a 15 de outubro), cuja organização, além da mesmo Teatro e da área das Ciências da Cultura da UTAD, contou com a colaboração do Museu Bernardino Machado de Famalicão.

O conferencista, entre as múltiplas funções desempenhadas no seu vasto curriculum, desempenhou de 2014 a 2017, a função de Conselheiro de Recursos na Delegação Portuguesa da Nato.

Programa:

14:30. Abertura

14.45. Conferência “Portugal na I Grande Guerra – Algumas lições para o presente”

Coronel António Leitão

15.30. Debate

Moderação: Professor Doutor Fernando Moreira

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

16.00. Porto de Honra

Organização: Área disciplinar de Ciências da Cultura, UTAD

Para mais informação:

Fernando Moreira (961 552 147)

Orquídea Ribeiro (962 566 550)