1

Confederação de Empresários Galega atribui medalha de ouro a Emídio Gomes

Foto: Emidio Gomes

A distinção visa destacar personalidades cujo percurso tenha sido relevante na cooperação transfronteiriça.

Emídio Gomes, Professor Catedrático, anterior Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e atual Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi distinguido com a medalha de ouro da Cooperação Empresarial Transfronteiriça.

O Professor Catedrático foi alvo da mais elevada distinção atribuída pela Confederação de Empresários Galega, em proposta que contou com o apoio da Junta da Galiza e da Associação de Empresarial de Portugal (AEP), e concedida a pessoas ou entidades que se tenham destacado, ao longo do seu percurso, no impulso à cooperação transfronteiriça Galiza – Norte de Portugal, nos âmbitos económico, empresarial, político ou cultural.

O atual Vice-reitor da UTAD manifestou satisfação “pela atribuição de tão alta distinção, que reflete o reconhecimento do trabalho de anos desenvolvido em prol da cooperação económica entre as duas regiões”.

Até à data foram apenas duas as personalidades agraciadas com medalha de ouro, uma de nacionalidade espanhola, Manuel Fraga Iribarne, e outra portuguesa, Luís Braga da Cruz.

As confederações empresariais Galegas e o Governo Regional reconhecem desta forma o mérito do trabalho desenvolvido por Emídio Gomes na promoção da cooperação empresarial e económica entre as duas regiões.

A cerimónia de imposição da distinção decorre a 10 de Novembro na localidade galega de Redondela, Espanha.

Nota biográfica de Emídio Gomes [VER]