Banner: Semana ciência tecnologia 2017

Partilhe

[Imprimir]

O ROSTO E A AÇÃO DOS NOSSOS CIENTISTAS

Quem são os cientistas, como trabalham, o que investigam e que resultados obtêm, são questões a que a Semana da Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que decorrerá de 20 a 26 de novembro, vai dar resposta. A Universidade abre assim as portas à comunidade, no âmbito do programa nacional de Ciência Viva/2017, proporcionando ao público a oportunidade de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Com um interesse muito especial para a comunidade escolar da área de influência da UTAD, e através de colóquios, conferências, exposições, workshops, jogos, experiências e demonstrações, a Semana da Ciência e Tecnologia vai permitir um numeroso conjunto de desafios, desde conhecer a vida secreta dos micróbios, até poder entrar no mundo da realidade virtual. Os participantes podem ainda interagir com os cientistas da UTAD, dentro e fora do campus, em temáticas de grande impacto, como sejam conhecer as plantas aromáticas que crescem em garrafinhas, as formas de atuação em acidentes em meio escolar, o mundo dos robôs, as questões de (des)orientação de género, o rosto e a alma dos escritores transmontanos, a matemática a viajar com o cinema, conhecer os métodos do Suporte Básico de Vida, a biodiversidade da região, entre muitas outras áreas do saber.

Também com a presença de um painel de especialistas nas diversas áreas do saber, no dia 22, vai refletir-se sobre as consequências dos eventos de incêndio que assolaram o nosso país, e clarificar o papel que cabe à ciência, na visão e resolução de questões tão emergentes que agora se colocam a toda a sociedade.

De assinalar ainda que, no âmbito desta Semana e em parceria com a Câmara Municipal, terá lugar um evento em contexto de Street Food e outros paladares, que poderão ser degustados por todos na cidade de Vila Real.

Informação sobre a Semana C&T [VER]