Foto: Grupo Tordesillas

A adesão deu-se durante o encontro do grupo realizado na Universidade de Aveiro.

Decorreu nos dias 20 e 21 de novembro o XVIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas, na Universidade de Aveiro. Este encontro abordou questões relevantes para as instituições envolvidas, como a importância do impacto social e económico das universidades, a as políticas educacionais nos projetos nacionais, regionais e locais, em contextos socioeconómicos variados do Brasil, Portugal ou Espanha, o conhecimento produzido no desenvolvimento industrial, no aparecimento de novos produtos e marcas, no crescimento económico, entre outros temas.

Durante o encontro foi eleita a presidente da Assembleia Geral deste grupo formado por prestigiosas universidades de Brasil, Espanha e Portugal, tendo também sido concretizada a adesão da UTAD a este grupo, por unanimidade, em votação dos seus membros.

O Grupo Tordesillas, foi criado em junho de 2000 durante o Primeiro Encontro de Reitores de Universidades do Brasil, Espanha e Portugal e, com a adesão da UTAD, integra agora 56 universidades (29 brasileiras, 18 espanholas e 9 portuguesas). É uma rede académica formada por universidades no Brasil, Portugal e a Espanha, que visa promover a colaboração entre as universidades dos três países no campo da ciência e da tecnologia, destacando a cooperação científica e educacional como elemento-chave no papel que as instituições acadêmicas desempenharão num mundo marcado por profundas mudanças sociais, científicas e tecnológicas.