Foto: Alunos de economia

Os alunos do Mestrado de Ciências Económicas e Empresariais e os finalistas da Licenciatura em Economia, do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão (DESG) da UTAD, realizaram uma visita de estudo à Assembleia de República, a 23 de novembro, para assistir ao debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2018.

Esta iniciativa, promovida pelas docentes responsáveis pela lecionação da unidade curricular Políticas Económicas, Leonida Correia e Patrícia Martins, em colaboração com o Professor da UTAD e Deputado Luís Ramos, teve como principal objetivo permitir aos alunos uma aprendizagem fora do contexto de sala de aula, para que estes pudessem ter uma observação real das matérias lecionadas e estar presentes no espaço e à data da tomada de decisões de política orçamental.

Das galerias da Sala das Sessões, os alunos puderam assistir à reunião plenária desse dia para o debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2018. Com a presença dos Secretários de Estado, os Deputados dos diferentes grupos partidários apresentaram as suas propostas para alteração do Orçamento Geral do Estado, em áreas como Educação, Saúde, Transportes, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, entre outras.

No final da sessão plenária, houve uma visita guiada, com o devido enquadramento histórico, ao edifício do Parlamento, nomeadamente à Sala do Senado, ao Salão Nobre, à Sala dos Espaços Perdidos, à Biblioteca, à sala da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e ao Jardim do Palácio de S. Bento. Houve ainda a oportunidade de uma breve passagem pela exposição patente no Átrio Principal sobre “Morte à morte! 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal / 1867-2017”.

Os alunos reconheceram a importância desta experiência, que consideraram bastante enriquecedora, pois constituiu uma oportunidade única de contactar diretamente com os decisores de política.