1

AEMM e UTAD ilustram a atribuição dos Prémios Nobel

Cartaz: Premio Nobel

Este ano a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove uma edição da Sessão Nobel em conjunto com o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, na qual alguns alunos do ensino secundário, com a colaboração dos seus professores farão a apresentação dos prémios Nobel 2017 aos seus colegas.

Os Prémios Nobel constituem o mais prestigiado galardão de academia científica e que suscitam anualmente grande interesse da sociedade. Os prémios distinguem, cada ano, contributos e descobertas, que para academia são julgados como extraordinários para o progresso e o conhecimento, de acordo a vontade testamentária de Alfredo Nobel. Contudo, a especialização do conhecimento e a complexidade de alguns contributos nem sempre permite a um leigo perceber a importância ou a pertinência de algumas distinções. A sessão Nobel promovida pela UTAD, também anualmente, permite ilustrar as ideias, as obras e descobertas distinguidas pela academia sueca, explicando os seus impactos na e revendo os trabalhos desenvolvidos pelos laureados ao longo de uma carreira.

A sessão de 2017 será realizada no auditório da Escola Morgado de Mateus, Vila Real, na próxima quarta-feira, dia 06 de dezembro, às 14 horas e 30 minutos. Cada área de especialidade do Prémio Nobel foi será apresentado por um aluno da escola que, com a ajuda de um professor, estudou a forma de ilustrar esse prémio aos colegas.

As apresentações serão feitas pelos seguintes alunos: Miguel Peixoto do 11º. Ano, turma B (Física), Joana Teixeira Mesquita e António Miguel Pereira Nunes, 11º. Turma A (Química), Ana Luísa Chaves – 11º. Ano, turma A (Literatura), Francisco Almeida do 12º. Ano (Economia) e Viviana Alexandra Fernandes, 12º. Na, turma C (Medicina). Relativamente prémio da Paz, que deveria ser apresentados pela Professora doutora Catherine Maia, especialista Ciências Políticas da Universidade Lusófona do Porto, será ilustrado um docente da UTAD.

A organização agradece a colaboração de todos os envolvidos, nomeadamente a receção da iniciativa pela Escola Morgado de Mateus.

Programa [VER]