Foto: Alberto Núñez Feijóo

O Presidente da Junta Regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, vai ser distinguido com o grau Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em cerimónia que terá lugar na Aula Magna, no próximo dia 14 de dezembro, pelas 16 horas.

Esta distinção partiu de uma proposta do reitor António Fontainhas Fernandes ao Conselho Geral da Universidade, que a aprovou por unanimidade, nela sublinhando a importância da aproximação estratégica da Junta Regional da Galiza ao Douro nas áreas da vinha, turismo, agricultura inteligente, economia, entre outras, sendo memorável também a intervenção decisiva do povo galego na construção do Douro Vinhateiro que viria a ser considerado Património Mundial pela UNESCO. A outorga da distinção acontece, por isso, no dia em que é celebrado o 16º aniversário desta marca UNESCO.

Pretende ainda o ato simbólico anunciado, de acordo com a proposta do reitor, contribuir para reforçar a ligação das três Universidades do Norte de Portugal, e da UTAD em particular, às três Universidades da Galiza.

Alberto Núñez Feijóo, natural de Ourense, construiu um percurso notável na vida pública, até à sua eleição como Presidente da Junta da Galiza. É licenciado em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela e está ligado à administração autonómica desde 1985, onde ingressou como membro do Corpo Superior da Administração Geral da Junta. Desempenhou posteriormente altos cargos diretivos em diversos ramos da administração galega, destacando-se como presidente da Sociedade Estatal de Correios e Telégrafos S.A. e como conselheiro de Política Territorial, Obras Públicas e Habitação. Em 2003 foi distinguido com a Grã Cruz de Isabel a Católica. Nomeado vice-presidente da Junta Regional da Galiza em 2004, foi eleito presidente em 2009.