1

CRAS devoluções à Natureza de Animais Selvagens – DEZEMBRO

Foto: Águia

Recuperados pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD (CRAS/HV/UTAD), os animais são devolvidos à natureza na presença de convidados especiais.

Dia 15, foi devolvida à Natureza uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) no Centro de Ciência Viva, em Vila Real. Este exemplar deu entrada no CRAS-HVUTAD em agosto deste ano e, terminado agora o seu treino de voo e de caça, chegou finalmente o momento de ser devolvido à natureza. Aproveitou-se a ocasião para ensinar às crianças presentes o que se deve fazer quando se encontra um animal selvagem magoado e alguns factos sobre a biologia da espécie. Um dos meninos presentes teve ainda a oportunidade de devolver a ave, “experiência que decerto não irá esquecer.

Dia 16, foi devolvido à Natureza um Mocho-galego (Athene noctua). Este mocho entrou no CRAS-HVUTAD por causa desconhecida no final de outubro deste ano, trazido pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Quando chegou, não tinha postura normal, e não conseguia colocar a cabeça numa posição vertical. Foram feitas análises de sangue, radiografias e TAC e começou-se a terapêutica adequada.

Atualmente, já capaz de caçar sozinho e de voar, tendo sido devolvido à Natureza.

Vídeos e fotografias disponíveis em : https://www.facebook.com/crashvutad/