Foto: grupo

A Comissão do Programa Fulbright realizou a 15 de janeiro uma sessão de apresentação deste Programa na UTAD, onde participaram cerca de 30 estudantes, investigadores e docentes.

No âmbito do Programa Fulbright existem oportunidades várias para a receção de estudantes, investigadores e professores americanos em instituições de ensino superior nacionais, assim como para estudantes, investigadores, professores e profissionais portugueses realizarem estudos em universidades dos EUA.

Estas possibilidades podem e devem ser aproveitadas, tendo em vista concretizar o espírito do Programa, de fomento do conhecimento mútuo e de promoção da colaboração internacional. Entre as segundas, de mobilidade de Portugal para os EUA, incluem-se, entre outras, as bolsas para mestrado e doutoramento, as bolsas para investigação e as bolsas para doutorados.

A Comissão gere também programas especiais, como o “Shuman Program”, o “Study of the US Institutes” e o “Study of the US Institutes for Student Leaders in Europe”, este último dirigido a estudantes de licenciatura interessados nos temas de ambiente, empreendedorismo social e participação cívica.

Na sessão houve tempo para a partilha de experiências de ex-bolseiros Fulbright da UTAD que realizaram doutoramento ou pós-doutoramento em universidades americanas, os quais enalteceram os resultados obtidos, de enriquecimento social, cultural e científico. Ressalte-se que a Comissão Fulbright presta também apoio em matéria de orientação educacional, nomeadamente sobre a frequência de estudos nos EUA.

O Programa Fulbright foi criado em 1946 nos Estados Unidos da América (EUA), tendo desde aí apoiado 380.000 bolseiros, cerca de 8.000 por anos, entre os quais se contam 59 prémios Nobel e 82 prémios Pulitzer. Em Portugal, o Programa entrou em vigor em 1960, tendo o acordo diplomático sido renovado em 2015.

Este Programa, que abarca 155 países, é promovido e gerido pelas Comissões Fulbright, no caso português sediada em Lisboa.

Toda a informação pode ser consultada aqui