Foto: Fotografia de grupo

Decorreu durante os dias 16, 17 e 18 de janeiro, 4° Encontro Nacional da Rede de Serviços Desportivos de Instituições de Ensino Superior na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Com o objetivo de “discutir estratégias de Gestão, Administração e Apoio Tecnológico aos programas de desporto nas Instituições de Ensino Superior”, por forma a  “incrementar, melhorar e diversificar a oferta desportiva, possíveis de ser aplicáveis a uma comunidade universitária que se aproxima a 500 mil pessoas” (Fontes de Dados: DGEEC/MEd – MCTES – DIMAS/RAIDES),  e “aumentar taxa de população ativa no seio da comunidade académica no panorama nacional.”

O Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes e a Secretária de Estado do Ensino Superior, Fernanda Rollo, abriram este Encontro que juntou cerca de 30 participantes de 13 Instituições de Ensino Superior.

Ao longo destes dias foram debatidos pontos fulcrais sobre a organização e gestão do desporto nas IES, passando pela configuração do desporto como fenómeno social e o espaço de socialização, pelos sistemas de tecnologia informação e comunicação no âmbito da gestão dos Serviços Desportivos, assim como pelas estratégias para desenvolver parcerias no Desporto e a legislação do Desporto no contexto Universitário.”

As Instituições de Ensino Superior Portuguesas (IES) assumem “o desporto como uma componente essencial do desenvolvimento integral dos cidadãos. Neste sentido, no âmbito da educação, ganha especial relevância a dinamização do Desporto, quer como programa que fomenta a prática desportiva regular e a competição, quer enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e da adoção de estilos de vida saudáveis”.

Através dos seus serviços desportivos próprios, promovem a participação desportiva, cultural e social no seio da comunidade académica (alunos, funcionários, docentes e antigos alunos), proporcionando condições para o acesso democrático a essa prática, num ambiente educativo, aberto à comunidade, saudável e de excelência.