Cartaz: Nobel 2017

Partilhe

[Imprimir]

​UTAD realizou sessão esclarecedora com especialistas​

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou para o público em geral, a 19 de janeiro no auditório da Biblioteca Municipal de Vila Real, uma Sessão Nobel, iniciativa que visou ilustrar e justificar, pela voz de especialistas, a atribuição dos Prémios Nobel em 2017.

 

Tratando-se do mais prestigiado galardão atribuído por uma sociedade científica que suscita anualmente grande interesse da sociedade a nível mundial, os Prémios Nobel distinguem, cada ano, contributos e descobertas, que para a academia sueca são julgados como extraordinários para o progresso e o conhecimento da humanidade, de acordo com a vontade testamentária de Alfredo Nobel. Contudo, a especialização do conhecimento e a complexidade de alguns contributos nem sempre permitem a um leigo perceber a sua importância ou pertinência. As sessões Nobel promovidas pela UTAD são uma maneira de divulgar e ilustrar as ideias, as obras e descobertas distinguidas anualmente pela academia sueca. Nessas sessões são explicados e analisados os trabalhos desenvolvidos pelos laureados ao longo da sua carreira.

 

As apresentações de cada especialidade do Prémio Nobel foram feitas pelos seguintes oradores: Física – Francisco Marinho, docente do Departamento de Física da UTAD; Química – Lisete Fernandes, técnica da Unidade de Microscopia Eletrónica da UTAD, Literatura – José Eduardo Reis e Isabel Alves, docentes do Departamento de Letras Artes e Comunicação da UTAD; Economia – Carlos Marques, docente do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da UTAD; e Medicina ou Fisiologia – Estela Bastos, docente do Departamento de Genética e Biotecnologia. O prémio da Paz será apresentado por Maria de Assunção do Vale Pereira, especialista Direito Internacional da Universidade do Minho.

 

Assina-se que a UTAD, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real, organizara já, em 6 de dezembro passado, uma iniciativa idêntica voltada para os alunos das escolas, uma sessão onde alguns estudantes do ensino secundário, com a colaboração dos seus professores, fizeram a apresentação dos prémios Nobel 2017 para os seus colegas.