Foto: UTAD

Partilhe

[Imprimir]

António Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD, foi entronizado membro da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais a 11 de fevereiro último. A cerimónia ocorreu no Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro, em Vinhais, tendo também o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, sido entronizado, fazendo ambos agora parte dos 56 “embaixadores” da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais.

Esta distinção é “uma honra e um reconhecimento atribuído a pessoas que, no âmbito da sua vida profissional ou pessoal, contribuem para a valorização e promoção do porco bísaro e dos produtos que lhe estão associados”, são por isso pessoas com forte ligação ao território de diversas áreas,  como investigadores, académicos, empresários, jornalistas, artistas, políticos, promotores turísticos, entre outros.

A Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais foi criada há cinco anos com o objetivo de “promover a raça protegida”  e que levou à “certificação de qualidade dos produtos associados aos enchidos de Vinhais”.  Tem uma importância estratégica no desenvolvimento económico da região, e “cria em torno de si um mercado de, sensivelmente, seis milhões de euros anuais”.