foto: UTAD

Foi durante o Roteiro Inovação que o Governo anunciou, na passada sexta-feira, a instalação de um centro Fraunhofer em Vila Real, numa parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Centro IKTS da Fraunhofer em Dresden. O anúncio foi feito na visita do Primeiro-Ministro à UTAD, por ocasião do lançamento do Laboratório Colaborativo da Vinha e do Vinho.

Este acordo com a Fraunhofer inclui-se num conjunto de parcerias assinadas na passada quinta-feira no Porto, com instituições de referência como o Carnegie Mellon, a Universidade do Texas, em Austin e Massachusetts e com o Institute of Technology (MIT).

O novo centro a instalar no Regia-Douro Park, prevê um programa de atuação de cooperação estratégica com a Fraunhofer no domínio da agricultura de precisão, nomeadamente nas áreas do vinho e da vinha. Esta cooperação vai centrar-se em serviços e aplicações, recorrendo às recentes tecnologias de informação e de comunicação e das ciências dos materiais.

A localização deste centro foi considerada, pelo Ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, como estratégica para Portugal, tendo realçado também a importância deste centro para “a afirmação internacional da UTAD”, salientando que este é “um passo decisivo na densificação do território, criando emprego com o conhecimento”.

O reitor da UTAD considera que esta aposta vai reforçar a densificação da região em emprego qualificado e promover o desenvolvimento de tecnologias para a agricultura de precisão. Pode ainda ser um acelerador ímpar nas áreas da modelação e adaptação às alterações climáticas, do uso eficiente da água, da viticultura inteligente, entre outros domínios, contribuindo para uma maior sustentabilidade do território.

A Fraunhofer-Gesellschaft é a maior organização de investigação aplicada na Europa, tem uma equipa de cerca de 25 mil pessoas distribuídas em mais de 80 centros de investigação no mundo, incluindo 69 Institutos na Alemanha. Trata-se da mais prestigiada instituição de investigação aplicada da Alemanha, cuja atividade é centrada em domínios da aplicação de sistemas e tecnologias aos vários domínios da economia.