Foto: Foto de Grupo
[Imprimir]

Decorreu na UTAD o encontro de Networking WomenWinWin no dia 21 de fevereiro tendo a sessão de abertura sido conduzida por Manuela Ribeiro, coordenadora do comité norte da associação WomenWinWin e por Paula Seixas Oliveira, Pró-reitora para a Comunicação e Atratividade da UTAD.

Carla Marques, docente da UTAD, deu continuidade à sessão falando sobre a importância do empreendedorismo no feminino, tendo salientado que “o último relatório mundial sobre o empreendedorismo mostra que cerca de 136 milhões de mulheres começaram negócio”.

Este encontro surgiu no âmbito do projeto Lab2Business – Transferência Tecnologia e Valorização Económica para o Sector Agroalimentar e sendo esta região bastante caracterizada pelo setor agrícola, Graça Saraiva, Leonor Santos e Celeste Marques, todas ligadas ao setor agroalimentar, falaram sobre as suas experiências profissionais e pessoais e sobre constrangimentos e desafios sentidos na criação dos seus próprios negócios, tendo deixado alguns conselhos às participantes presentes no evento.

Celeste Marques, enóloga e diretora da Adega Corporativa de Sabrosa, incentivou as mulheres presentes a seguirem os seus sonhos. Deu como exemplo a sua experiência inicial numa adega, local de trabalho quase exclusivamente de homens, e onde foi uma “mulher a levantar a adega, numa uma equipa quase exclusivamente de mulheres, e cujos vinhos estão classificados a nível internacional, sendo um exemplo para outras mulheres e um sinal de que conseguimos.”

Já Graça Saraiva, criadora da empresa Ervas Finas, apontou o facto de o empreendedorismo feminino ser “feito de forças e fragilidades”, e que, às vezes, as “nossas fragilidades são a força de outras mulheres e o inverso também. A partilha é sempre extremamente enriquecedora”.

Leonor Santos, criadora da empresa Vinideas – Desenvolvimento Enológico, cuja empresa é responsável por diversas ações de formação de enologia e marketing considerou esta iniciativa de “grande importância, porque é uma inspiração. E é ótimo para partilhar as ideias e incentivar todos os outros interessados”, salientou

O workshop permitiu ainda um momento de networking, incluindo durante um almoço no Restaurante Panorâmico da UTAD.

A Associação WomenWinWin é uma plataforma fundada em 2013 por Maria José Amich, cujo programa de mentoring visa dar apoio a várias jovens empresárias através de um processo de networking com outras trabalhadoras mais experientes.

Durante o último ano a iniciativa tem visado chegar à zona Norte de Portugal. “Nós criamos o espaço, nós criámos as ferramentas e depois cada uma das empreendedoras terá que colocar em prática tudo aquilo que são as chaves de networking de maneira a desenvolver o seu negócio”, concluiu Manuela Ribeiro.