[Imprimir]

O Centro de Estudos em Letras (CEL) da UTAD é o novo membro do Comité International Permanent des Linguistes / Permanent International Committee of Linguists (CIPL), sendo presentemente o único membro português.

O CIPL é uma organização internacional que tem como principal objetivo desenvolver a Linguística enquanto disciplina científica, promovendo a investigação e atividades que favoreçam o seu avanço enquanto ciência.

Salienta-se, em cooperação com a UNESCO, o financiamento de projetos linguísticos para preservação das línguas minoritárias e em risco, a organização de um congresso quinquenal e a publicação anual da “linguistic bibliography” (pela Brill), que pretende fazer uma descrição exaustiva das publicações linguísticas mundiais, independentemente do país de origem ou da língua em que estão escritas.

Com esta adesão, o CEL ganhará uma projeção internacional considerável e dará um contributo muito significativo ao próprio CIPL, uma vez que será o único membro com especialidade na Linguística Missionária e na Linguística Portuguesa.