banner: dia universidade

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai celebrar, na próxima sexta-feira (dia 23 de março), o seu 32º aniversário. Entre os convidados, destaca-se a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

A celebração terá início pelas 14h30 horas, na Aula Magna, com as intervenções do reitor, António Fontainhas Fernandes, e do Presidente da Associação Académica, António Vasconcelos. A oração da sapiência, com o título “Agustina – entre revolução e tradição”, será proferida por ex-Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, Professora Emérita da Universidade do Porto e membro da Direção do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.

Serão ainda atribuídos os diplomas de louvor aos funcionários com 20 anos de serviço, bem como o prémio de investigação da Fundação Maria Rosa. A cerimónia será acompanhada por momentos musicais a cargo de Paulo Vaz de Carvalho e pela leitura de textos de Agustina Bessa-Luís por estudantes da UTAD. Intervirão também o Presidente do Conselho Geral, Silva Peneda, e o Ministro da Cultura.

É de assinalar que estas celebrações irão marcar igualmente o início da homenagem a Agustina Bessa-Luís, que a UTAD vai promover ao longo do ano, através de iniciativas diversas voltadas para a divulgação e consagração da vida e obra da escritora, com fortes ligações ao Douro.