1

Exposição “Visões – o interior do olho humano”

Foto: Olho

A Escola Superior de Saúde em colaboração com o Grupo Missão Cultura da UTAD organizou a Exposição “Visões – o interior do olho humano” patente de 19 de fevereiro a 30 de março na sala de exposições da Biblioteca Central da UTAD.

Esta exposição é de autoria de António Travassos com a qual procura ajudar a ultrapassar a deformação cultural que “leva a julgar que Arte e Ciência nunca se encontram”. Na sua opinião, “Arte e Ciência têm a mesma missão (criar), recorrem ao mesmo instrumento (talento) e são duas vias de descoberta”.

A mostra “Visões” reúne um leque de fotografias reais, captadas no interior do olho humano representando histórias de sucesso da medicina e da oftalmologia portuguesa, mas não só, porque a física, a matemática, a arquitetura, a engenharia de estruturas, ou simplesmente a estética, estão presentes e existem, obrigatoriamente, dentro de cada olho humano.

Porque esta exposição conduz à noção da importância do bem precioso que é a visão, procurou-se complementar o programa com algumas comunicações científicas que ajudassem a perceber este fenómeno bem como os cuidados a ter para a preservar. Assim, realizou-se o Painel Temático: diferentes olhares sobre a Visão, que contou com a participação de Dora Portelinha (CHTMAD) que abordou a temática “Problemas de visão, um olhar sobre a prevenção” e de Miguel Neiva que apresentou o seu projeto inovador – “ColloraDD, símbolos que incluem cores”.

No dia 6 de março realizou-se a Conferência: “Visão e Cirurgia” proferida por António Travassos, tendo havido oportunidade para fazer uma visita guiada à exposição com explicação de cada obra.

Ao longo deste período foram realizados rastreios visuais à comunidade académica por Helena Andrade.