1

UTAD Membro da União de Universidades do Mediterrâneo

A UTAD foi oficialmente aceite com membro da UNIMED – União de Universidades do Mediterrâneo – rede que envolve 180 membros de 23 países da bacia do Mediterrâneo.

A UNIMED promove a cooperação académica, facilitando a construção da dimensão Euro-Mediterrânica, por forma a promover o desenvolvimento científico, social, cultural e económico desta região.

A Rede tem como principais focos de ação:

  • Promoção da dimensão internacional das universidades;
  • Informação sobre o convite à apresentação de propostas e oportunidades oferecidas pela Comissão Europeia e organizações internacional, pesquisa de parcerias e assistência técnica;
  • Promoção da mobilidade na região euro-mediterrânica, para estudantes, investigadores e pessoal académico;
  • Assistência técnica para o aprimoramento da garantia de qualidade no ensino universitário;
  • Criação de sub-redes temáticas para fomentar a cooperação científica em áreas específicas;
  • Organização de reuniões, seminários e mesas redondas, tanto a nível nacional como internacional;
  • Formação de pessoal académico e administrativo das universidades, especialmente para o pessoal dos gabinetes de relações internacionais.

Atualmente estão em funcionamento sub-redes temáticas nas áreas de Transportes, logística e multimodalidade; Energias renováveis e meio ambiente; Herança cultural intangível; Turismo no Mediterrâneo; Tecnologia aeroespacial e sistemas de transporte aéreo; Dieta mediterrânea; Desportos; Água; e Desertificação.

Ao longo de 27 anos as comunidades académicas, estudantes, docentes e investigadores, administradores e demais colaboradores das instituições aderentes têm beneficiado das múltiplas iniciativas de cooperação promovidas pela UNIMED, com apoio de programas como o Erasmus, Tempus, Horizonte2020 ou Interreg.

Em Portugal esta rede incluía, até agora, apenas a Universidade de Évora.

Informação completa em: http://www.uni-med.net/en/