No sentido de reforçar a sua estratégia de internacionalização, a UTAD recebeu várias entidades que procuraram conhecer melhor a universidade e debater as possibilidades de desenvolver ou aprofundar a cooperação académica e científica, em diferentes áreas.

Uma destas visitas foi uma comitiva do Brasil constituída pelos Professores Clayton Mendes (Universidade de Brasília), Rodrigo Meireles da Silva, (Universidade Estadual de Goiás) e Marinaldo Ribeiro (Universidade Federal de Goiás, Coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas), tendo em vista a cooperação na área das Ciências Agrárias, com enfoque particular na Zootecnia. Na ocasião foi assinado um acordo geral de cooperação com a Universidade de Brasília.

Neste âmbito foi também recebida, uma delegação da Universidade Católica de Moçambique, que incluiu o seu Reitor, Prof. Doutor Padre Alberto Ferreira, o Vice-Reitor para os Assuntos Académicos e os Diretores das Faculdades de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia e Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos. Houve a possibilidade de reunir com os Presidentes de Escola o Diretor do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagística e de visitar algumas das instalações da universidade. Foi também assinado um acordo de cooperação com a citada universidade, esperando-se o desenvolvimento de iniciativas específicas nas áreas das Ciências Agrárias e Recursos Geológicos.

Na sequência de uma visita anterior do Embaixador da Palestina, esteve na UTAD o Diretor da Faculdade de Estudos Graduados da Universidade de Hebron, Prof. Radwan Barkat, que também reuniu com responsáveis das Escolas e Diretor e docentes do Departamento de Agronomia, tendo visitado instalações do Departamento de Desporto, Exercício e Saúde e Escola Superior de Saúde.

Igualmente, o Adido de Cooperação Científica e Universitária da Embaixada de França, Vincent Brignol, acompanhado da assessora Carolina Cardoso, foi recebido na UTAD, onde reuniu com vários elementos da equipa reitoral e Presidentes de Escola, com o objetivo de conhecer as atuais cooperações académicas e científicas com instituições daquele país. Durante a tarde, no auditório da Biblioteca, perante uma plateia cheia de estudantes e docentes, apresentou um panorama geral do sistema de ensino superior francês e das oportunidades de estudo e investigação naquele país, tendo destacado o Programa PESSOA de apoio à mobilidade para investigadores e doutorandos entre Portugal e França.

Todas estas entidades visitaram a Universidade durante o mês de abril e foram recebidas pelo Vice-Reitor da UTAD para o Planeamento e Internacionalização, Artur Cristóvão.

Legenda da Foto: Vincent Brignol, Adido da Embaixada de França em palestra com docentes e estudantes na UTAD