1

UTAD e EBN parceiros em formação especializada em Fogos

Com o objetivo de desenvolver cursos de curta duração e uma pós-graduação relacionada com “Avaliação do Comportamento de Fogos” foi celebrado um protocolo entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) para assegurar a componente académico-científica desta formação. A componente técnico-operacional ficará a cargo da ENB.

O protocolo de colaboração visa a troca de experiências e conhecimentos no domínio científico e técnico entre ambas as entidades. Neste sentido, Paulo Fernandes, especialista de fogos da UTAD, e o responsável pedagógico da ENB estão a preparar a estrutura curricular desta oferta educativa, que será apresentada brevemente.

Pretende-se o desenvolvimento de cursos independentes (mais curtos no tempo), que poderão resultar numa Pós-graduação (60 ECTS). Neste sentido, “qualquer pessoa que sinta necessidade de aprofundar conhecimentos nesta área de conhecimento, poderá candidatar-se. Esta formação poderá numa fase posterior evoluir para curso de mestrado, se os candidatos pretenderem avançar e aprofundar esta área de conhecimento, obtendo, assim um grau académico superior”, explica Domingos Lopes, do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD.

Também na estrutura desta oferta formativa está a ser ponderado o ensino nos formatos de Blearning e Elearning, que incluem momentos presenciais bem definidos, de forma a permitir o acesso a interessados de todo o território nacional.

As entidades envolvidas pretendem que esta oferta formativa esteja disponível ainda durante o ano de 2018.

Créditos da Foto: EBN

Legenda da foto: Momento da assinatura do protocolo (por ordem) Vitor Reis (ENB), Domingos Lopes (UTAD), José Ferreira (ENB), Paulo Fernandes (UTAD) e Susana Silva (ENB).