Partilhe

[Imprimir]

No âmbito do Micromouse Portuguese Contest 2018, um projeto coordenado pela UTAD com envolvimento de diversas entidades nacionais, teve lugar no auditório da Biblioteca Central, no dia 18 de maio, o Workshop “Robotics and Their Applications: Autonomous Mobile Robot”, que contou com uma palestra-debate de Peter Harrison, de Inglaterra, e bem assim com as intervenções de António Valente e de Yasmine Amrauoi da UTAD.

Peter Harrison, que deu por título à sua intervenção “How to combine low resolution encoders with an accelerometer for good control”, demonstrou todo o seu background em Biologia, Electrónica e Computação. Desde 1998, tem tentado desenvolver um robô vencedor do concursos Micromouse, sendo também responsável pelo desenvolvimento do site www.micromouseonline.com, onde se pode encontrar quase toda a informação sobre robótica móvel, em especial, sobre robôs para o concurso Micromouse.

Recentemente, o seu trabalho tem dado frutos com a obtenção de excelentes desempenhos nos concursos de robôs Micromouse (foi vencedor do Micromouse Portuguese Contest de 2016, ficou em segundo lugar no concurso de 2017 e foi vencedor do concurso de 2018 realizado em Gondomar no dia 19 de maio). O seu robô Decimus 5, foi também terceiro no concurso APEC e está sempre nos 10 primeiros do evento mais representativo a nível mundial – All Japan Micromouse (foi 2º classificado no último concurso de 2017).