O Dia Nacional da Agricultura foi celebrado a 16 de maio, com a mobilização de mais de duas centenas de escolas do 1º ao 12º anos de todo o país para o desenvolvimento de atividades de promoção da agricultura junto dos seus alunos. O evento foi promovido pela CAP – Agricultura de Portugal e pela Fórum Estudante, com a colaboração da UTAD, através da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, a quem coube organizar um guia para a dinamização de atividades.

A iniciativa, inserida no programa Redescobrir a Terra, procurou levar os portugueses, nomeadamente os jovens, a revalorizar a agricultura, o mundo rural, o ambiente e o desenvolvimento sustentável. Exposições, passatempos, aulas especiais, encontros com profissionais ligados à agricultura, entre outras acções, tiveram lugar neste dia. A CAP mobilizou, para tal, a sua estrutura, com cerca de 70 técnicos dos serviços centrais e regionais e um conjunto de responsáveis associativos que, no seu conjunto, abrangeu a maioria das escolas participantes.

Depois de, em 2017, a temática se ter centrado na “Dieta Mediterrânica”, este ano, o tema foi a “Água”, colocando em evidência a importância deste recurso para o setor agrícola e para a sociedade de uma forma geral.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira, assim como o Secretário-Geral da CAP, Luís Mira, entre outras individualidades, associaram-se às celebrações, marcando presença na Escola Básica do D. Fernando II, em Sintra.

Créditos da foto: Fórum Estudante