Partilhe

[Imprimir]

No passado dia 23 de maio de 2018 decorreram, no Departamento de Letras, Artes e Comunicação, Polo I, da UTAD, as I Jornadas de Teatro e Artes Performativas da UTAD, uma co-organização do DLAC, da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) e da direção do curso de 1º Ciclo de TAP: Maria José Cunha (diretora) e Maria Luísa de Castro Soares (vice-diretora).

Nesta primeira edição, dedicada ao poeta transmontano Miguel Torga, contou-se com a presença de uma especialista e professora catedrática da Universidade de Coimbra, Nair de Nazaré Castro Soares, que veio falar da Terra e Mitos Clássicos em Miguel Torga. Seguiu-se uma preleção em coautoria pelos membros da organização sobre Miguel Torga: o Homem e a Obra, no âmbito da divulgação do epos diarístico, poético, dramatúrgico, entre outras modalidades genológicas através das quais Torga se exprimiu literariamente.

O objetivo principal desta iniciativa foi o de criar um lugar de debate académico, dedicado aos jovens alunos e futuros investigadores, incluindo-se no programa das jornadas um espaço para comentários e discussão no final das sessões como promotor de espírito crítico. As I Jornadas de Teatro e Artes Performativas foram uma atividade realizada pela primeira vez na UTAD, mas a sua validade científica, segundo as organizadoras, impõe a continuação dos trabalhos, esperando-se por isso nova edição em 2019.