[Imprimir]

Decorreram nos dias 4 e 5 de maio, no auditório de Ciências Agrárias, as 1ªs Jornadas de Enologia e Viticultura, organizadas pela Associação Nacional de Estudantes de Enologia e Viticultura – ANEEV e pela Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) da UTAD. Sob o lema “Inovações e Novas Oportunidades no Setor”, as jornadas revestiram-se de grande interesse para profissionais, estudantes e enófilos que nelas encontraram uma oportunidade para novas aprendizagens na área de viticultura e enologia.

Abordando uma infinidade de temáticas, a iniciativa foi composta por diversas palestras e demonstrações e nelas foram tratados assuntos que vão desde a viticultura e enologia até ao mercado do vinho, nacional e internacional, com o intuito de estabelecer pontes entre as universidades, as empresas e o consumidor, numa movimentação significativa de gente e recursos.

Paralelamente às demonstrações científicas e culturais, foi ainda disponibilizada uma tenda onde as empresas tiveram a oportunidade de montar um stand para aí, durante duas tardes, se apresentarem e mostrarem os seus produtos. Esta iniciativa foi, por sua vez, ao encontro da missão principal da Associação Nacional de Estudantes de Enologia e Viticultura – ANEEV, que procura estar à disposição e ir ao encontro das empresas, dos estudantes e de todos os amantes de vinho, sem preocupações de lucro, para que se torne possível que toda a gente, que veja o vinho como uma arte, o possa apreciar sem qualquer tipo de encargo.

Sublinhe-se que o certame contou com a presença de empresas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, da Região Demarcada do Douro e da Região Demarcada do Tejo.