No passado dia 24 de maio, a UTAD realizou no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Vila Real mais uma “Tarde de Agustina”, integrada na homenagem à escritora Agustina Bessa-Luís que decorre ao longo do corrente ano. Visando a divulgação da vida e obra da escritora, desta vez o evento teve como destinatários os alunos das escolas secundária, e a sessão contou com a presença de Mónica Baldaque, escritora e ilustradora, filha da homenageada.

Presentes estiveram mais de uma centena de jovens. O encontro, que procurou mostrar a faceta da obra de Agustina mais voltada para os mais novos, incidiu sobre o livro Dentes de Rato, publicado pela primeira vez em 1987 e recentemente reeditado pela “Relógio d´Água”. Trata-se de uma obra do PNL com uma história simples mas profunda na simbologia de que se reveste. Conta a história de Lourença, uma menina inconformada com o mundo caprichoso dos adultos, que cresceu a construir um reino de faz de conta desenhado pela sua imaginação, aí encontrando os impulsos de criatividade que a tornaram menina-mulher feliz e realizada.

O evento contou com a colaboração das escolas secundárias, da Rede de Bibliotecas de Vila Real, Câmara Municipal e editora Relógio d’Água. Ao longo do ano, outras ações de homenagem a Agustina irão ainda ter lugar, culminando com a atribuição do Doutoramento Honoris Causa pela UTAD.