1

Encontros EIRI, ininterruptos há 22 anos: “Prata da casa” é hoje “ouro da casa”

Decorreu na UTAD, no dia 10 de maio, o XII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI) do Departamento de Letras, Artes e Comunicação. Com a particularidade de se tratar do evento do género mais antigo da UTAD, a decorrer sem interrupção há 22 anos, este encontro foi mais uma vez enriquecido com várias dezenas de palestras e comunicações, distribuídas por diversas áreas das Humanidades, em especial as Ciências da Linguagem, Estudos Literários e Artísticos, Estudos Culturais e Estudos de Comunicação.

Na sessão de abertura, o diretor do DLAC, Carlos Assunção, realçou o mérito do encontro em conseguir agregar nas mesmas temáticas contributos multidisciplinares de muitos docentes da UTAD, desde os estudos literários e estudos culturais, à linguística, à comunicação e às artes. Um reconhecimento que levou o Presidente da ECHS, Luís Tibério, na mesma sessão, a testemunhar o seu apreço pela qualidade do trabalho e do esforço dos docentes da UTAD já não “como a prata da casa, mas o ouro da casa”.

Nas sessões plenárias destacaram-se as palestras das oradoras convidadas Marli Quadros Leite, professora da Universidade de S. Paulo, Brasil, sobre a base teórico-metodológica da pesquisa em história das Ciências da Linguagem, e Nair de Nazaré Castro Soares, professora da Universidade de Coimbra, sobre Utopia e Renascimento.

De salientar também neste encontro as performances de inspiração torguiana apresentadas pelos alunos do curso de Teatro e Artes Performativas da UTAD.