Partilhe

[Imprimir]

Realizou-se a 5 de junho, no Comité das Regiões da Comissão Europeia, em Bruxelas, a Conferência sobre “Higher Education Institutions and Smart Specialisation: Partnerships for Regional Transformation”, na qual a UTAD esteve representada pelo Vice-Reitor Artur Cristóvão, pelo Pró-Reitor Alberto Batista e pelo coordenador do Projeto Erasmus + “Smart Thinking,” Timothy Koehnen.

Esta conferência debateu a importância das parcerias regionais, incluindo as universidades e outras instituições de ensino superior, para impulsionar a especialização inteligente (S3). Foram apresentados os resultados de dois projetos relacionados: o Ensino Superior para a Especialização Inteligente (HESS), gerido pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia em cooperação com a DG Educação e Cultura, e o “Thinking Smart”, desenvolvido por um consórcio de instituições europeias financiado pelo Erasmus + e coordenado pela UTAD.

Nesta conferência houve oportunidade para discutir as competências das instituições de ensino superior e as contribuições específicas que podem dar à conceção e implementação da Especialização Inteligente. O evento reuniu três Direções Gerais da Comissão Europeia, autoridades públicas nacionais/regionais que gerem o S3, instituições de ensino superior, redes da UE que representam regiões e agências de desenvolvimento, associações universitárias da UE e outras partes interessadas em promover colaborações universitárias para o desenvolvimento regional.