Foto: UTAD

O Polo CMAT-UTAD, polo de investigação do Centro de Matemática da Universidade do Minho, marcou o início do Verão Matemático em Trás-os-Montes com os eventos “Tardes de Matemática” e “Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática (ENSPM2018)”.

As Tardes de Matemática – atividade que pretende, num ambiente descontraído e pensado para um público variado, divulgar a Matemática e suas possíveis relações com outras áreas do saber – foi criada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), em 2001, ocorrendo inicialmente em Lisboa e posteriormente em várias outras cidades do país. Sob a égide do Polo CMAT-UTAD, numa parceria com a SPM e a UTAD, Vila Real voltou a acolher esta atividade no Museu da Vila Velha, nos dias 16 de junho e 7 de julho.

A 16 de junho, Hélder Sousa, docente do Departamento de Matemática, apresentou uma palestra intitulada “Jogos de tabuleiro modernos como uma ferramenta para a aprendizageme em julho, João Santos, docente do Departamento de Física, proferiu uma comunicação com o título “Projeções climáticas: da modelação físico-matemática à avaliação dos correspondentes impactes”.

De 9 a 11 de julho, vários investigadores do Polo CMAT-UTAD participaram no ENSPM2018 ocorrido em Bragança (IPB), encontro nacional bienal promovido pela SPM, onde investigadores, professores e estudantes se reuniram e partilharam conhecimentos, experiências e ideias. As participações passaram pela organização de sessões especiais (focadas numa temática específica) e apresentação de comunicações.

Numa perspetiva de proximidade e interação entre os dois polos do Centro de Matemática CMAT, UTAD e UMinho, este ano o Dia Aberto do CMAT decorrerá na UTAD a 19 de outubro. Prevêem-se dois momentos distintos: duas conferências plenárias realizadas por convidados externos ao CMAT e várias sessões onde elementos dos diferentes grupos de investigação do CMAT apresentarão os seus tópicos de investigação.